segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O espectro da consciência



Os pesquisadores das ciências exatas estudavam partes distintas do espectro eletromagnético e não tinham a visão de que se tratava de aspectos complementares de um mesmo todo. Da mesma forma, também os vários ramos da psicologia, da psicoterapia, da ecologia, da cosmologia, da mística ou das tradições ocidentais e orientais estudam aspectos específicos do espectro da consciência sem ter visão integral sobre ele. 
A visão humana é capaz de perceber o espectro de luz visível, do vermelho ao violeta. O espectro visível corresponde a uma mínima fração do espectro eletromagnético total. (Figura). Os raios ultravioletas - os raios gama, os raios x - somente são percebidos com o uso de instrumentos que estendem o sentido da visão humana. Aparelhos de raios X penetram sob a superfície de corpos e objetos e permitem visualizar aspectos da realidade que são invisíveis a olho nu; aparelhos de rádio, micro-ondas e TV permitiram usar frequências e comprimentos de onda no nível infravermelho.

Figura  - O espectro eletromagnético   Fonte: Wikimedia commons
Da mesma forma como a percepção visual tem seus limites e a percepção auditiva não capta os infra e ultrassons, também há faixas do espectro da consciência em que estamos sintonizados e outras que escapam a nossa capacidade de percepção e de compreensão, que não captamos no estado de vigília ou no sono e no sonho.
Na história das culturas, a consciência já foi predominantemente mítica, mágica, baseada na crença em leis divinas, teocrática. A partir de certo momento, baseou-se no logos, na razão, que exige a capacidade de um indivíduo observar o mundo e observar-se a si próprio.   Ela se desenvolve e a criança passa pelas várias etapas, da arcaica, à mágica, à mítica até chegar à idade da razão. A partir daí, continua a evoluir no adolescente, no adulto, no idoso. Ken Wilber diz que em cada estágio apreendem-se diferentes aspectos da realidade.  Ken Wilber escreveu Uma Teoria de Tudo (WILBER, 2000) e elaborou um compreensivo esquema que denominou AQAL (All quadrants, all levels), por abordar todos os quadrantes e todos os níveis da consciência. “À medida que se expande a capacidade de perceber o espectro total da consciência, ela evolui do nível da persona, para o do ego e para o do organismo total. ” (WILBER, 1996). 


Cada vez mais compreendemos sermos parte integrante de um organismo vivo; e entendemos que da saúde desse organismo depende nossa saúde e sobrevivência. A consciência ecológica inclui a percepção da unidade do indivíduo com o ambiente que o cerca e decorre de um modo de pensamento mais unitário e global. Ela corresponde a um processo de desalienação e de superação da ignorância.
Estamos afogados em informações, mas há uma escassez de sabedoria, observa o biólogo Edward O.Wilson em seu livro Consiliência, palavra que significa unidade de conhecimento. Ele estuda a concordância ou convergência de ideias e conclusões a partir de diferentes origens e campos que permitem chegar a uma mesma resposta através de diferentes caminhos. (WILSON, 1998)

Nenhum comentário: