quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ecologia integral, espiritualidade e consciência



No início de minha vida profissional, fotógrafo, eu realizava filmes. Em 1974 fiz o audiovisual Lama, que retratava a evolução da matéria do barro para a vida vegetal e a vida animal. Sequência de fotos se dissolvem umas nas outras, ao ritmo do canto gregoriano Salve Festa Dies que lhe traz um tom sagrado. Ao longo dessa evolução, os seres que ali nascem se transmutam em seres humanos que ao final desenvolvem a cultura ao se vestirem. Uma alegoria da história da vida que brota da água, num clima sacralizado pela música. Ecologia, evolução e espiritualidade ali estavam contidas.
Eu me formara em arquitetura e me interessava pelo ambiente urbano e metropolitano. Passei a lidar com o tema da ecologia e desenvolvimento em trabalhos de pesquisa e planejamento em órgãos do setor público em Minas Gerais.
A experiência como pesquisador visitante na India impulsionou minha consciência sobre o tema da ecologia e espiritualidade. Fiz imersão numa sociedade e cultura que tem uma cosmovisão holística e integral na qual grandes sábios e pensadores souberam compreender de modo abrangente o mundo. O livro Tesouros da Índia que relata o estudo comparativo entre o Brasil e a India e ideias federalistas mundiais de pensadores indianos.
A partir dos anos noventa fui gestor ambiental em escala municipal ( BH e Contagem), estadual(MG) e nacional. Vivenciei, então, como a gestão ambiental é gestão de conflitos. Liguei-me a movimentos da sociedade civil pela cultura de paz, como a Unipaz e a IPRA, além dos federalistas mundiais.
Dessas vivências surgiu o livro Ecologizar, em que registro a ação ecológica, seus princípios, métodos e instrumentos. No livro relacionei cerca de 40 campos em que se desdobram as ciências ecológicas: a Ecologia ambiental, a Ecologia cósmica, a energética, a Ecologia humana, a mental e da consciência, a cultural e informacional, a Ecologia do ser, a Ecologia profunda e a Ecologia transpessoal, a Ecologia política, a social, a econômica, Ecologia urbana, a industrial, a Ecologia agrária e da paisagem, a Ecologia do cotidiano. Com o ilustrador Cláudio Martins, criamos o livro Ecologizando a cidade e o planeta      que expressava em linguagem fácil e direta, para adolescentes e para um público amplo, os textos técnicos que publicara em outros lugares, com menor poder de comunicação.

Em 2013 publiquei o livro Meio Ambiente & Evolução Humana, no qual a questão da ecologia integral e da espiritualidade aparecem, com ênfase na consciência humana. Na época antropocena o ser humano tornou-se um cogestor da evolução. Passa a ser fundamental o autoconhecimento, como indivíduo e como espécie, desse ser que atua de modo tão impactante.
Atualmente trabalho com o tema da água, um dos componentes do ambiente, que se presta a essa conexão com a espiritualidade, já que várias tradições espirituais tratam a água como um elemento sagrado.
Minha trajetória profissional, do fotógrafo ao arquiteto, ao escritor e ao ecologista, sempre valorizou a  abordagem espiritual da ecologia integral, na perspectiva da evolução humana.


Nenhum comentário: