terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Meditando na Embaixada da Índia com Sri Sri Ravi Shankar




Em 14 de dezembro de 2016 aconteceu uma sessão de meditação na Embaixada da Índia em Brasília, conduzida por Sri Sri Ravi Shankar. Ele é o fundador do movimento A Arte de Viver, com muitas ações em vários países e dissemina uma prática simples e profunda de meditar.
No início ele perguntou ao público de cerca de 150 pessoas se meditar e concentrar são a mesma coisa. E respondeu que meditar é muito diferente de concentrar, pois exige relaxar, deixar fluir pensamentos.
Para facilitar o estado de meditação ele propôs que todos ficassem sentados confortavelmente, em postura que permite que se medite trabalhando em frente a um computador, num banco de ônibus ou numa sala de espera.  
Explicou que deixaria o celular dele ligado não para receber mensagens, mas para apenas marcar o tempo de 10 minutos.
Propôs fechar os olhos, esticar os braços e flexionar as mãos. Depois colocar as mãos atrás da cabeça e fazer exercícios exclusivamente com o rosto. Olhar para cima e para baixo, para cada lado, girar os olhos no sentido horário e anti-horário, olhar para os dois lados do nariz. Em seguida, esticar as orelhas para cima, para baixo e para os lados. Depois, massagear as bochechas com os dedos. No rosto há muitos feixes de músculos que podem ser relaxados.
Em seguida, sugeriu observarmos a respiração, absorvendo a energia que está no ar na inspiração e deixando-a sair na expiração. Deixar vir qualquer pensamento, observa-lo e deixa-lo ir embora. Assim como peixes vivem na água, nós vivemos no meio do ar. Propos sentir o ar que envolve nosso corpo.
Ao final, pediu que todos abrissem os olhos. Haviam decorrido 30 minutos e ninguém sentiu o tempo passar. Essa prática de meditação é simples, não exige ambiente ou postura especial, é baseada no relaxamento do rosto.
Ao final, respondeu a todas as perguntas que vieram da plateia e despediu-se dizendo que sua meta é trazer felicidade para todos.

Nenhum comentário: