quinta-feira, 13 de abril de 2017

A Qualidade da Água e o tempo livre





Maurício Andrés Ribeiro

A qualidade das águas no Brasil é alterada por atividades agrícolas, industriais, de mineração, de construção de infraestruturas, pela falta de saneamento.
A poluição das águas prejudica o esporte, o lazer, a recreação, a pesca recreativa, a celebração de cultos religiosos e o turismo. Muitas dessas atividades que se realizam no tempo livre dependem da agua de boa qualidade.
No Brasil, entre as localidades com atividades turísticas ou com potencial turístico que tem como atrativo a águas destacam-se as cataratas do Iguaçu, os rios na região Amazônica, o encontro das águas em Manaus, cavernas calcárias, Bonito no Mato Grosso do Sul, o Pantanal, praias, cachoeiras e lagos, as orlas de reservatórios de água.
Preservar a qualidade das águas e sua disponibilidade é essencial para sustentar essas atrações. A água para a recreação de contato primário e para a balneabilidade precisa ter boa qualidade, para evitar epidemias e doenças.
Por vezes há disputas e conflitos entre os usos da agua para o tempo livre e os demais usos. Assim, por exemplo, entre os destinos turísticos procurados estão as orlas de lagos e lagoas. Em alguns reservatórios artificiais que geram energia hidroelétrica ou para abastecimento, prefeituras e empreendedores privados investiram em portos, cais, embarcadouros e infra-estrutura de hospedagem. Entretanto, a operação de usinas hidrelétricas pode exigir o rebaixamento do nível da água, ocasiões em que as margens banhadas pelas águas retrocedem, inviabilizando o lazer e a recreação. Multiplicam-se, então, conflitos que se refletem em ações judiciais de empreendedores e prefeituras.
Conflitos entre usos também ocorrem quando populações locais pretendem proteger rios e cachoeiras como patrimônio natural para usufruto local e são confrontadas pelos interesses de investidores e de empreendimentos de geração de energia elétrica, como ocorreu nos casos da Cachoeira em Salto da Divisa em Minas Gerais.
Do mesmo modo, o uso da água para fins de culto religioso pode implicar em mudar a operação de reservatórios para liberar água que permita a navegação sem o risco de encalhe das embarcações, como no caso da procissão do Bom Jesus de Piaçabuçu, em Sergipe, no Rio São Francisco.   
A proteção de locais de culto sagrados para povos indígenas pode ser feita   por meio de tombamento e outros instrumentos, como no caso das Cachoeira de Iauaretê na Amazônia.    
Os empreendedores ligados ao turismo, ao lazer e à recreação são potenciais aliados da luta pela boa qualidade das águas. O principal motivo de insatisfação dos turistas no Brasil é a sujeira causada pelo lixo e pela falta de saneamento nos locais visitados. Garantir boa qualidade de saneamento ambiental é crucial para o sucesso de empreendimentos de turismo rural, esportivo, eqüestre e outros. Investir em saneamento básico e na despoluição dos cursos d'água ajuda a atrair turistas e a ação dos empreendedores do turismo junto às prefeituras municipais e junto aos promotores de justiça das comarcas pode desencadear soluções para dar destino final adequado ao lixo e ao esgoto. O turismo pode ajudar a conservar os ecossistemas e a proteger a qualidade das águas, ao comprometer-se com o entorno que o viabiliza.
Do mesmo modo os pescadores amadores dependem de agua de boa qualidade e são potenciais aliados nos trabalhos pela proteção das águas.
O esporte aquático é outra atividade que depende de água despoluída, como mostraram as Olimpíadas. Por outro lado, as atividades desenvolvidas no tempo livre também provocam impactos ambientais negativos, com a poluição das aguas por esgotos, despejos de embarcações etc.  Ter noção da capacidade de suporte do ambiente e da carga máxima de visitantes que pode receber sem ser prejudicado é essencial para que as paisagens sejam protegidas.
Fortalecer os segmentos economicos ligados às atividades do tempo livre – esportes, lazer, recreação, turismo, culto religioso – pode ser um bom modo para alcançar resultados positivos na qualidade das águas.
            





Nenhum comentário: